sábado, 20 de fevereiro de 2016

Combate a Zika e SAMU são debatidos no CIMPAJEÚ com Secretário de Saúde do Estado


Na última quinta-feira (18) em Afogados da Ingazeira, das 09h00 às 15h00, ocorreu mais uma reunião do Consorcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ). O evento realizado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), contou com presença dos prefeitos da região do Pajeú  e do Moxotó para discutirem junto ao Secretário de saúde do Estado de Pernambuco, Dr. Iran Costa, a situação do sistema de saúde, no tocante as viremias que estão acometendo a população. 

Edvan Pessoa (Deva), prefeito de Tuparetama e presidente do CIMPAJEÚ, falou com exclusividade para o Âncora a respeito do evento e ressaltou que o encontro “Abriu um canal de diálogo com o governo do estado.” Segundo Deva, como é mais conhecido, o Governo do Estado de Pernambuco disponibilizou cinco  milhões para o combate às viremias, sendo os recursos liberados nesta sexta-feira (19) e afirmando com veemência “Tá todo mundo num barco só.”

Segundo o nosso entrevistado, o Consórcio Integração dos Municípios do Pajeú, formados por 20 prefeitos – três faltaram ao encontro – também foi o momento de discutir sobre a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quanto a isso ele nos falou que “O CIMPAJEÚ reivindicou que o SAMU abranja toda a região do Pajeú e o Secretário, Dr. Iram, respondeu colocando que o governo está de portas abertas para o diálogo. A briga é que leva 12 meses para implantar o SAMU, sem investimento do estado na manutenção, mas isso é inviável, pois uma base como a de Serra Talhada levará 5 médicos, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, vigilância e uma série de outros itens, gastando cerca de 300 mil reais por mês, ninguém aguenta, nem mesmo a gente que vai ser apenas os básicos.”

Após a reunião o secretário permaneceu em Afogados da Ingazeira  para avaliar a situação do Hospital Emília Campos. O centro que será instalado em Afogados, será para atender os casos de microcefalia.

Com informações do blog Ancora do Sertão / FOTOS: Blog do Finfa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...